Viva a Alegria de Viver a Vida!!!

"Descubra a sua própria voz. Depois faça o que ela diz sem receio.
Aonde quer que ela o leve, é ali que está o objetivo da sua vida, é ali que está o seu destino. É só ali que você encontrará satisfação, contentamento."

(OSHO. Faça o seu coração vibrar. 3 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2005).

Cromoterapia

Método que se utiliza de cores para designar determinados resultados, físico, mental, emocional, energético, de acordo com a necessidade e objetivo do interagente, o qual se beneficia da regulação do próprio organismo, dado determinado estímulo específico, ao caso relacionado. Atua de acordo com o comprimento e frequência de onda de cada cor relacionada e determinada função e regulação do local, que foi feita a aplicação.

Para melhor obter resultados perante às práticas naturais, se faz a importância de haver uma constância nos atendimentos e aplicações das mesmas, para assim, obter percepção dos resultados, e visualizar os resultados satisfatórios, lembrando sempre, que cada prática natural vai agir de determinada forma em cada organismo, e assim, pode-se beneficiar com uma, ou, outra prática a qual o corpo responde melhor aos estímulos e consegue se reorganizar e ativa o fluxo energético à homeostasia.

Utiliza-se as filosofias de acordo com a percepção de cada caso: 

Medicina Tradicional Chinesa, onde aborda-se as cores de acordo com os órgãos e vísceras relacionados com aspectos físicos e as emoções sobresalientes nos casos; 
na Medicina Ayurveda (Indiana) a qual aborda as relaçoes físicas, emocionais agindo no organismo, principalmente através de manifestações dos centros energéticos (chacras); 
e através da Medicina Xamânica, de acordo com a observação do indivíduo co-relacionando com os elementos da natureza, podendo assim, obter efeito sobre o corpo físico, mental, emocional...



CURIOSIDADES:
FÍSICA DA LUZ: A luz é formada por ondas eletromagnéticas, sendo que tem a velocidade c=λ.F
                               c velocidade da luz. / λ comprimento de onda. / F freqüência.
Quanto menor a freqüência, maior o comprimento de onda = cores quentes.
Quanto maior a freqüência, menor o comprimento de onda = cores frias.

O espectro de luz visível pode, então, assumir diversas cores desde o violeta até o vermelho em função do comprimento de onda.

Ultravioleta ou índigo = polaridade negativa, alcalino.
Vermelho ou infravermelho = polaridade positiva, ácido.

EFEITO FOTOELÉTRICO: (HENRICH HERTZ): Demonstrou que a luz pode alterar a composição elétrica de qualquer substância material quando a energia da luz é transferida aos elétrons da matéria criando uma corrente elétrica.

TEORIA CORPUSCULAR DA LUZ: (EINSTEIN): Propôs que a luz é composta por unidades chamadas fótons, onde esta tem uma natureza dual, ora partícula, ora onda.

TEORIA ONDULATÓRIA DA LUZ: (HUYGENS): conclui que a luz se transmite por meio de ondas.

(TOMAS YOUNG): concluiu que uma onda sofre interferência de outra.

(MAX PLANK): explica a interação entre matéria e energia, onde envolve absorção e emissão de partículas de energia.

BIOFÓTONS: (FRITZ POPP): Descobriu que as células do corpo possuem luminosidade, onde estas reagem entre si e a qualquer interferência luminosa externa, alternando sua freqüência vibratória. Cada célula emite uma partícula de luz chamada “quantum de luz” ou “biofótons”.

OBS.: Quando as luzes coloridas entram em contato com a pele, são transmitidas aos órgãos, controlando o sistema endócrino. A excitação é um processo físico no qual impulsos elétricos são enviados ao longo dos caminhos nervosos (através de íons de sódio) à área da hipófise e do hipotálamo, que controlam e regulam as funções vitais.

De acordo com o princípio da ressonância a menor oscilação iniciará o maior efeito, onde os impulsos energéticos das luzes são capazes de corrigir irregularidades celulares, consequentemente, disfunções funcionais. Goeth estudou a influência das cores sobre a parte anímica e sensorial (psiquismo), já que, quando pensamos sentimos e quando sentimos geramos uma determinada energia que se propaga em forma de onda. As ondas emitidas pelo pensamento possuem poderosos efeitos em nosso estado de espírito e no de outras pessoas. Essas ondas têm uma freqüência que corresponde a uma cor.

TERAPIA BÁSICA DE CROMOPUNTURA: é a aplicação de determinada cor, com determinada função, nos meridianos (medicina tradicional chinesa), em locais denominados "Pontos de Acupuntura".

Assim, Dr. Peter Mandel, fundador da Medicina Esogética, desenvolveu ao longo de trinta anos um sistema terapêutico eficaz e comprovado, onde cores são irradiadas para o corpo através da pele, em áreas puntiformes ou um pouco maiores.

OBS: A palavra “Esogética” é a combinação das palavras Esotérico e Energético. No sentido mais amplo, a palavra “Esotérico” significa o resgate da sabedoria e de filosofias tradicionais antigas e que tratam dos princípios energéticos de todos os processos vitais, ou seja, da energia vital. A palavra “Energética”, por outro lado, tem por base as mais modernas conquistas da tecnologia científica atual, principalmente da bioenergética.

Sabemos que dor e a doença começam muito antes do que imaginamos e que uma das causas mais importantes do desvio da harmonia das células e órgãos é o conceito de estresse causado por conflito. A Medicina Esogética tem uma visão de como as alterações poderiam se desenvolver.Por meio de reações orgânicas:
Reação Endócrina;
Reação Tóxica;
Reação Degenerativa.

AS CORES:         
VERMELHO
LARANJA
AMARELO
VERDE
TURQUESA
ÍNDIGO
VIOLETA

*Cada cor possui uma indicação específica* 

Para a terapêutica em Cromoterapia, geralmente utiliza-se de aplicações de cores, com um bastão de cromoterapia (lanterna com um cristal na ponta, para fazer as aplicações no corpo, alternando as cores necessárias para cada caso. Pode-se utilizar também, as cores em um ambiente da casa, do trabalho, nas roupas do dia-a-dia, no carro, em banhos, em abajour, água solarizada, óleo vegetal medicado para massagens, banhos de pés com cores na água ou utensílios coloridos, em arteterapia...

ÁGUA SOLARIZADA: Para fazer a água solarizada você pode usar garrafas ou copos coloridos, pintados com tinta vitral ou revestidos com papel celofane. Use sempre água filtrada ou da fonte, não encher até a borda. Coloque a garrafa ou o copo no sol (entre 8:00h e 11:00h) para que a água possa ser energizada. O tempo necessário para energizar a água dependerá da intensidade do sol. (quando o dia está nublado eu deixo a manhã inteira, quando o dia está bom eu deixo por 2 horas). Ideal é fazer a água solarizada todos os dias, pois algumas cores deterioram-se em pouco tempo. Por exemplo, as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) deterioram-se em 2 dias; as cores frias podem durar até uma semana se guardadas na geladeira.

Você também pode usar esta técnica com óleo vegetal apropriado ao caso; apenas em tratamentos de uso externo. 




(Frases formuladas a partir da vivência de aplicações em atendimentos, e, conteúdos extraídos também da apostila do curso de graduação em Naturologia Aplicada - Unisul)